quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aula - Refletindo sobre a eletricidade
Situação de Aprendizagem 1 do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Física, atividades complementares do Caderno do Aluno.Refletindo sobre a eletricidade1-) Você já imaginou o mundo atual sem a eletricidade?(Aqui você deve refletir sobre o mundo atual, e todas as coisas e atividades que utilizam a energia elétrica de alguma maneira e imaginar como seria sem elas) Não seria impossível, mas um retorno ao passado, a épocas mais remotas onde a eletricidade não era utilizada pelo homem. A comunicação seria mais escassa, demorada e grandes distâncias iriam separar pessoas e criar barreiras para relacionamentos e acordos. Muito conforto, lazer e facilidades no trabalho dos nossos dias voltariam a ser como antigamente, exemplo, ler ao invés de assistir a televisão ou ouvir música, dormir cedo ao escurecer e conviver com o cheiro de velas, lenha e lamparina queimando. Passar roupa com ferro a brasa, preparar a comida no forno a lenha, ao invés de comprar gás ir pegar lenha para o fogão. Transporte feito com energia braçal, tração animal, eólica ou a vapor. Etc.
2-) Como seria o seu dia-a-dia sem eletricidade?(Pensar nas atividades que você realiza, porque precisa, gosta ou deve, e como elas seriam sem eletricidade. Se seriam possíveis, prejudicadas ou incompletas).
3-) O que diferencia um aparelho do outro?Um aparelho elétrico é diferenciado do outro pelas suas características próprias, funções e aplicabilidade. Suas especificações com relação a tensão elétrica, corrente, modo correto de uso também os diferenciam, além das transformações energéticas envolvidas em seu funcionamento.4-) Cite três objetos que você acredita não utilizam eletricidade. Explique o porquê.Objetos que não utilizam a eletricidade de maneira direta podemos citar muitos: peteca, pente, roupas, meias, faca (cortar), vassoura, etc. Se considerarmos objetos que não utilizem a eletricidade nem de maneira indireta, ou seja, para sua fabricação poderemos citar: tijolo, potes e vasos de argila e barro, cadeira ou banco de palha, objetos artesanais manuais como brincos, colares e pulseiras de sementes, pipa, etc.5-) Os equipamentos elétricos podem ser classificados em grupos (segundo a atividade desenvolvida em sala de aula). A qual grupo você acredita que pertençam os equipamentos a seguir?a) cafeteira elétrica: Aparelhos Resistivosb) rádio: Aparelhos de Comunicação e Informaçãoc) bateria de celular: Geradores Elétricosd) aspirador de pó: Aparelhos MotoresEletricidade no corpo humano: impulsos elétricos do olho para o cérebro.Identifique outros sentidos, além da visão, que produzem impulsos elétricos no corpo humano.Praticamente todos os outros sentidos produzem e transmitem impulsos elétricos no corpo humano em seu sistema nervoso. Audição e sistema vestibular (equilíbrio), paladar, olfato, tato (mecanoreceptores, termoreceptores e terminações nervosas livres, ou seja, pressão, entrada e saída de calor e dor), e a propriocepção (sentido que diz ao nosso corpo que ele está no local que está).Você Aprendeu?1-) Escreva uma frase que defina a vida moderna em relação à eletricidade.(Use a criatividade para relacionar em uma frase a vida moderna e a eletricidade. Como uma depende da outra, como se relacionam, uma idéia é utilizar-se de metáforas criativas comparando a função da eletricidade na vida moderna a função de alguma coisa em um sistema maior).2-) A partir do que foi estudado, destaque os elementos que caracterizam os equipamentos classificados nos seguintes grupos:a) resistivos: A resistência é o que os caracteriza, e principalmente a transformação energética de energia elétrica em energia térmica.b) motores: O motor elétrico é o principal componente destes aparelhos, e ele está ligado a transformação de energia elétrica em energia mecânica (movimento).c) comunicadores: Geralmente compostos de componentes como semi-condutores, transistores, capacitores e circuitos de micro-eletrônica. Estão ligados a produção, recepção, ou armazenamento de informação através do uso do magnetismo ou de ondas eletromagnéticas.d) fontes: São geradores de energia elétrica, transformando qualquer outra forma de energia (química, mecânica, térmica, solar) em energia elétrica.3-) O simples fato de sentir o cheiro de algo ou o gosto de um alimento está ligado à eletricidade. A partir dessa informação, reflita sobre a necessidade da eletricidade para realização de funções vitais ao ser humano, como, por exemplo, respirar. Escreva em seu caderno um pequeno texto expondo suas ideias a esse respeito.(Esse exercício eu não achei muito necessário que fosse realizado. Mas para aqueles que quiserem aqui vai algumas dicas: É para escrever um texto expondo suas idéias a esse respeito, o que você pensa sobre isso, ou se nunca pensou nada a respeito, agora, depois que foi falado na aula sobre a importância da eletricidade no corpo humano e para os sentidos, o que você pode concluir e refletir sobre sua necessidade e evidência nas funções vitais do ser humano. Lembre-se de que o cérebro é um órgão que funciona a base de impulsos elétricos, e é através destes que ele se comunica em suas diferentes partes e com o resto do corpo, é também através deles que obtém informação dos sentidos do corpo e do que está ocorrendo em todo o corpo, o controla, constrói, restaura, protege, etc. Lembre-se também de que o corpo é formado essencialmente de água, e isso não é apenas uma informação interessante, é no meio líquido que as cargas elétricas do corpo são transportadas através dos íons, pelo sistema nervoso, pelas células e pelo cérebro.Está aí a importância da reposição dos eletrólitos pelos atletas durante os exercícios, e também do soro caseiro água (meio de transporte e nutrição) + sal (íons para as cargas elétricas) + açúcar (glicose, energia para as células manterem sua vida e poderem fazer a bomba de sódio e potássio ligada a pressão sanguínea e também a eletricidade do corpo). Se quiser incrementar seu texto pode procurar informações de biofísica e biologia sobre o funcionamento destas funções e situações do ponto de vista de outra ciência.Mas o importante é não se delongar demais, pois é apenas um pequeno texto expondo suas idéias sobre o assunto, não é uma dissertação, mas apenas uma constatação do que você pensa a esse respeito. Abaixo um exemplo entre milhares de como poderia ficar esse texto:)A eletricidade não está apenas presente na obtenção de informações externas pelo corpo, através dos sentidos, e na percepção do mundo. Mesmo para respirar, sobreviver ou realizar funções básicas como digestão dos alimentos, excreção das substâncias desnecessárias pela urina e suor, regulação da fome e sede, da absorção dos nutrientes e da temperatura interna do corpo, movimentação dos músculos dos membros, sensações de prazer ou dor, ou ainda na produção de hormônios e ferômonios está envolvido o comando do cérebro. E este comando é coordenado e feito através de impulsos elétricos. Logo podemos dizer que somos uma máquina bio-elétrica que possui também sua bateria que sempre precisa estar sendo recarregada. A eletricidade está então presente em muito mais coisas da nossa vida do que podemos supor, a força elétrica ao que parece regula e favorece a vida.PARA SABER MAISEscolha um aparelho elétrico e descreva as modificações tecnológicas pelas quais ele passou nos últimos anos.(Qualquer aparelho elétrico serve aqui. A importância deste exercício é refletir sobre os avanços tecnológicos e perceber como a ciência muda e modifica os aparelhos adequando-os as nossas necessidades e tornando seu uso mais confortável, vou dar dois exemplos, mas existem dezenas de aparelhos que poderiam ser descritos aqui)Ferro de Passar Roupa: Antigamente eram pesados e faziam muita sujeira além de perigosos, eram a brasa, que era colocada em seu interior. Hoje em dia são elétricos, com regulagem automática da temperatura para cada tipo de tecido, com adição de água e vapor para melhorar e desamarrotar melhor a roupa. Os mais modernos evitam até que se queime a roupa desligando automaticamente quando esquecidos no mesmo local por muito tempo.Celulares: Os primeiros celulares eram verdadeiros tijolos, de tão grandes e pesados, facilmente paravam de pegar e bastava entrar em alguma cobertura para o sinal ficar mais fraco. E tinham apenas uma única função, discar para alguém e receber chamadas como um telefone. Os mais modernos desse tempo tinham agenda e gravavam atalhos para discagem rápida. Hoje além disto eles tiram foto, armazenam dados, possuem jogos, músicas, vídeos, acessam a internet, mandam mensagem, transmitem informações para outros aparelhos de armazenagem, gravam som, são bem finos e leves, com visor colorido e de alta definição, pegam estações de rádio e emissoras de TV além de terem maior durabilidade de suas baterias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário