quinta-feira, 23 de abril de 2009

Aula - Identificando as Variáveis Relevantes
Situação de Aprendizagem 2 da disciplina de física para a primeira série do Ensino Médio.Identificando as variáveis relevantes de um movimentoCompetências e Habilidades: utilizar modelo explicativo de movimento para compreender os movimentos de translação; utilizar terminologia científica adequada para descrever situações cotidianas; analisar e prever fenômenos ou resultados de experimentos científicos organizando e sistematizando informações dadas.1. Desenhe pelo menos cinco diferentes placas de sinalização de rodovias ou de vias urbanas. Aponte quais indicam distância e quais indicam tempo.






Alguns exemplos de placas indicando velocidade e distância. (As placas que indicam tempo geralmente são outdoors avisando o tempo de chegada até shoppings, postos, restaurantes, etc.)
2. O que significam as placas que indicam distâncias, por exemplo: lombada a 300 metros, restaurante a 3 quilômetros, próxima cidade a 22 quilômetros etc.? A lombada, o restaurante ou a cidade estão longe ou perto?
Essas placas significam a distância que há da placa até o local indicado. O fato dos locais estarem longe ou perto vai depender com o que você está comparando (lembrando que longe e perto são advérbios), e da velocidade que você está em seu veículo ao avistar a placa. Por exemplo, 22 km é perto se comparamos com uma cidade a 420 km de distância, mas é longe se comparo com uma lombada a 300 metros. A mesma lombada pode estar próxima se estou com velocidade de 40 km/h, ou distante se estou com uma velocidade de 5 km/h.
3. O que significam as placas que indicam tempo, por exemplo: posto a 5 minutos, restaurante a 15 minutos etc.?
Significa que este é o tempo que você pode levar para chegar até o local a partir do momento em que você avistou a placa.
4. Será que você realmente chega a essas localidades no tempo indicado?
Apenas se você estiver na velocidade máxima permitida da pista. Já que este tempo é calculado levando-se em conta o limite de velocidade. E se você não tiver nenhum imprevisto ou impecilho durante o trajeto.
5. Você pode demorar um tempo menor que esse?
Pode. Mas para isso deverá trafegar a uma velocidade superior a velocidade máxima permitida.
6. O que significam as placas que indicam limite de velocidade?
Significam que o veículo não deve ultrapassar daquele limite de velocidade para que possa trafegar com maior segurança.
7. Por que a velocidade dos veículos é expressa em unidade de distância dividida por unidade de tempo, como km/h ou m/s ou cm/s?
Porque a velocidade de um veículo significa a distância que o mesmo percorre em um certo tempo. Logo para calculá-la devemos dividir a distância percorrida pelo tempo que levamos para percorrê-la.
Antes de resolver o exercício 8. desta situação de aprendizagem é necessário relembrar algumas coisas:
Velocidade Média = É a variação do espaço percorrido em média por unidade de tempo. Ou a variação do tempo que você levou para percorrer (uma distância) de um ponto a outro.
Com relação as unidades de velocidade: 1 m/s equivale a 3,6 km/h.
E para transformar a velocidade de um corpo de km/h para m/s devemos dividir por 3,6.
E para transformar a velocidade de m/s para km/h devemos multiplicar por 3,6.
Com relação as unidades de tempo: 1 hora tem 60 minutos. Logo:
Para transformar um valor de horas em minutos devemos multiplicar por 60.
Para transformar um valor de minutos em horas devemos dividir por 60.

Nenhum comentário:

Postar um comentário