segunda-feira, 18 de maio de 2009

A Aprendizagem Conceitual no Ensino de Física

No ensino de física, a aprendizagem de conceitos é muito importante, mas esses não devem ser abordados apenas como linguagem verbal e/ou linguagem matemática. Esse ensino de que estamos tratando deve ir muito além, ele deve tratar, por exemplo, de modelos de situações físicas, modelos teóricos, manipulação de situações físicas e a formulação de questões que permitem centrar a atenção no que se quer aprofundar ou saber. Dessa maneira, a aprendizagem conceitual inclui não somente os conceitos como também inúmeras competências e variados conhecimentos. De forma a trabalhar todos esses aspectos, os alunos - com o auxílio do professor - podem elaborar trabalhos experimentais para melhor compreender os conceitos trabalhados. Existe uma infinidade de estudos sobre muitos conceitos físicos, e para o estudo deles há uma variedade de tópicos muito importantes, que são entre outros: calor e temperatura, eletricidade e luz, movimento e força, energia e som. Esses tópicos constituem um ponto de muita importância para o professor, pois através de seu conhecimento ele pode centrar seus esforços para determinados aspectos dos conceitos que ele vai trabalhar com seus alunos. Isso ocorre, por exemplo, quando o professor de física vai trabalhar conteúdos relacionados à força e movimento. O professor deve orientar os alunos para os diferentes contextos onde se aplica a palavra força, principalmente no contexto da vida cotidiana e na linguagem científica, e ainda mostrar as propriedades que estão associadas à palavra força quando no contexto científico. Por meio de todo esse trabalho de orientação mostra-se a definição do conceito de força, bem como a sua utilização para aprendizagem de outros conceitos.
Por Marco Aurélio da SilvaEquipe Brasil Escola
Física - Estratégias de Ensino - Educador - Brasil Escola

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